sábado, 29 de agosto de 2009

Unidades 17 e 18 - TP5


No dia 22 de agosto começamos a analisar o TP5, as cursistas gostaram muito dos assuntos tratados nesse TP, principalmente a parte sobre coerência, iniciei o curso com um vídeo sobre educação, após passei alguns slides sobre as unidades tratadas e um vídeo que mostra um grupo cantando a poesia "Trem de Ferro" de Manuel Bandeira, lemos os avançando na prática da unidade 18 e vimos que todas são muito interessantes, em seguida conversamos um pouco sobre o projeto "Sonhos", onde pude verificar que as cursistas estão muito empolgadas com sua aplicação. A próxima oficina será no dia 05 de setembro e conversaremos mais sobre o projeto.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Oficina Aberta I


No dia 13 de agosto de 2009, o grupo do Gestar II de Chuvisca reuniu-se para a sua primeira oficina aberta, conversamos sobre o projeto que as cursistas realizarão em suas respectivas escolas. O tema escolhido pelas duas foi "Sonhos", pois verificou-se a necessidade dos alunos de nossa região de ter outras expectativas e, também, de expressar-se melhor perante as outras pessoas, pois nossas escolas pertencem a zona rural do município, e eles têm como característica principal a timidez. Organizamos os passos do projeto, o que caberá a cada uma e como fazer. Ainda precisaremos de mais um encontro, pois trata-se de um projeto bastante complexo e em uma só oficina ficou impossível de planejá-lo totalmente. O nosso próximo encontro será no dia 22 de agosto, onde trabalharemos as unidades 17 e 18 do TP5.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Unidades 15 e 16 do TP4





No dia 08/08/09, reunimo-nos para mais um encontro do Gestar II, foi uma manhã de intensa chuva mas nada que nos impedisse de trocarmos valiosas ideias sobre o conteúdo presente no TP4. Infelizmente, a professora Luciana não pôde comparecer por motivos de saúde, portanto , somente a professora Juliana esteve presente. Comecei a oficina mostrando o vídeo "Educação e Vida" para refletirmos sobre educação, após a professora Juliana mostrou o que pretende fazer com seus alunos assim que voltarmos do recesso escolar. Aqui no RS, o recesso foi prolongado por mais 15 dias em razão da gripe A que vem assombrando nosso Estado. Em seguida, mostrei alguns slides com o resumo das unidades 15 e 16 para discutirmos e analisarmos. Após, a professora realizou a atividade proposta para essa oficina. Finalizamos com um vídeo sobre maus exemplos para crianças chamado "Depende de Nós". Nosso próximo encontro será no dia 13/08/09 onde faremos uma oficina aberta com o tema projeto.