quinta-feira, 22 de outubro de 2009
Iniciou a 2ª etapa do Gestar II em Chuvisca
No dia 17 de outubro, reunimo-nos para dar início a segunda etapa do Gestar, as professoras cursistas estavam ansiosas para conhecer as novidades do meu curso de acompanhamento em Porto Alegre. Iniciei o curso com um vídeo chamado "Oração da escola", após passei o resumo das unidades 21 e 22 do TP6 sobre argumentação e produção textual, contei para elas a importância de um júri simulado para trabalharmos a argumentação em sala de aula, sugeri que poderíamos começar por debates de atitudes de personagens de contos ou fábulas, para depois partirmos para assuntos mais polêmicos. Conversamos, também, sobre a importância do planejamento da produção textual, os alunos devem conhecer bem o assunto para a construção de textos mais densos. As cursistas realizaram a atividade da oficina e finalizamos com a socialização da atividade. Nossa próxima oficina será no dia 24 de outubro.
domingo, 11 de outubro de 2009
Estratégia coletiva para reestruturação de texto
No curso de acompanhamento do Gestar II, ocorrida nos dias 28 de setembro a 02 de outubro, uma das atividades propostas pela profª Adelaide, foi a de analisar o seguinte texto:
Se criasa e se felis e te a vida pela frenti vive as aventura que o mudo tei. Dai cuando agente fica adolecente vem os problema os pai fica pegano no pedajenti ai num pode isso num podi aqilo e briga todu dia o adolecenti ai o joveim si revouta e teim muitos problema tipo asim teim minina qui aruma bariga os cara usa droga briga di cangi fuma bebi u adolecenti teim cupa mais tipo asim os pai pudia te pasciença com nóis.
Para isso recebemos as seguintes orientações:
- Elaborar o perfil do educando: idade, série/ano, nível sócio e cultural;
- Estabelecer e justificar o nível de letramento;
- Identificar as hipóteses sobre leitura e escrita presentes nas marcas textuais;
- Estabelecer o conteúdo sujacente ao texto ( a ser trabalhado);
- Planejar uma aula de reestruturação coletiva com tabela de correção textual.
Nossa análise e proposta foram:
- Perfil do educando: Aluno com idade entre 12 e 13 anos, estudando na 6ª série, sendo, provavelmente um estudante de periferia.
- Nível de letramento: Ele apresenta um bom nível de letramento, tendo, provavelmente escutado muito sobre o assunto ou até mesmo vivenciado.
- Pela análise do texto concluímos que este aluno não lê nem escreve com frequência, pois sua escrita é uma reprodução de sua fala.
- O conteúdo que será trabalhado é a diferença entre língua falada e língua escrita, bem como sua transposição.
- Planejamento da atividade de reestruturação:
1º passo: Apresentação de um vídeo com as falas de Seu Creisson e da Lady Katie, personagens de humor da Rede Globo.
2º passo: Transcrição de algumas falas dos personagens.
3º passo: Reescrita dos trechos de acordo com a maneira que os alunos consideram correta.
4º passo: Discussão e questionamento sobre a função comunicativa da fala de seu Creisson e Lady Katie.
5º passo: Apresentação do texto do aluno.
6º passo: Leitura do texto em pequenos grupos.
7º passo: Questionamento sobre a diferença entre língua falada e língua escrita.
8º passo: Reescritura do texto da maneira que consideram adequadas à língua escrita.
9º passo: Comparação das situações sociocomunicativas.
Reflexões sobre a primeira etapa do Gestar II
O desenvolvimento das atividades em nosso município está sendo bastante interessante, as professoras cursistas selecionam as atividades dos TPs conforme pensam serem mais adequadas às turmas em que irão trabalhar, levam em consideração também o interesse dos alunos pelos temas desenvolvidos. No entanto, não há uma grande preocupação na linearidade dos temas.
As professoras encontram como maior dificuldade a falta de tempo hábil para desenvolver as lições com suas turmas. Em nossas observações, notamos que o maior problema encontrado nas produções textuais é a falta de coesão, problema esse que está sendo bastante estudado pelas professoras através do TP5 e AAA5. Portanto, as teorias estão lhes auxiliando muito, dando a elas maior embasamento para suas aulas e mostrando-lhes a importância de um planejamento sistêmico e criterioso.
Aos poucos, as professoras, que antes preocupavam-se muito com o "vencer conteúdos programáticos", estão se "libertando" dessa concepção e percebendo o que é realmente importante ensinar.
As cursistas estão aproveitando muito os trabalhos do Gestar II com seus alunos, tanto que aplicam as atividades nas outras escolas em que trabalham concomitantemente com as do município de Chuvisca.
Assinar:
Postagens (Atom)
