terça-feira, 17 de novembro de 2009

Unidades 01 e 02 do TP1

No dia 14 de novembro, trabalhamos as unidades 1 e 2 do TP1, primeiramente, assistimos ao filme "Língua: Vidas em Português", após debatemos algumas questões sobre o filme e o relacionamos com a unidade 1 do TP1, visualizamos os slides sobre as unidades e assistimos ao vídeo de humor do Jô Soares em que aparecem as diferenças de dialeto regional, analisamos as relações entre língua e cultura, dialetos e registros. Em seguida, as cursistas leram o poema "Caso do Vestido" de Carlos Drummond de Andrade e responderam às atividades propostas no TP1 sobre texto literário, após ouviram a música "O casamento dos pequenos burgueses" de Chico Buarque de Holanda e o relacionaram com a poesia como está prposto no "Avançando na Prática" da página 76 do TP1. Nossa próxima oficina será no dia 21 de novembro de 2009.

Unidades 23 e 24 do TP6

No dia 31 de outubro de 2009, reunimo-nos para o décimo segundo encontro do porgrama Gestar II, iniciei a oficina com a mensagem "Professores Apaixonados", as cursistas socializaram seus avançando na prática, após mostrei alguns slides com os resumos das unidades, as cursistas analisaram a redação de um aluno com dificuldades ortográficas e construiram uma tabela de correção para a re-estruturação do texto, planejaram uma aula de re-estruturação textual, em seguida, lemos a reportagem da revista "Nova Escola" sobre produção textual que saiu no mês de outubro deste ano. Passamos, então, para a segunda unidade trabalhada literatura para adolescentes, onde as professoras contaram como trabalham essa questão em sala de aula. Encerramos com uma mensagem sobre literatura. A próxima oficina será dia 14 de novembro.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Iniciou a 2ª etapa do Gestar II em Chuvisca

No dia 17 de outubro, reunimo-nos para dar início a segunda etapa do Gestar, as professoras cursistas estavam ansiosas para conhecer as novidades do meu curso de acompanhamento em Porto Alegre. Iniciei o curso com um vídeo chamado "Oração da escola", após passei o resumo das unidades 21 e 22 do TP6 sobre argumentação e produção textual, contei para elas a importância de um júri simulado para trabalharmos a argumentação em sala de aula, sugeri que poderíamos começar por debates de atitudes de personagens de contos ou fábulas, para depois partirmos para assuntos mais polêmicos. Conversamos, também, sobre a importância do planejamento da produção textual, os alunos devem conhecer bem o assunto para a construção de textos mais densos. As cursistas realizaram a atividade da oficina e finalizamos com a socialização da atividade. Nossa próxima oficina será no dia 24 de outubro.

domingo, 11 de outubro de 2009

Estratégia coletiva para reestruturação de texto

No curso de acompanhamento do Gestar II, ocorrida nos dias 28 de setembro a 02 de outubro, uma das atividades propostas pela profª Adelaide, foi a de analisar o seguinte texto:

Se criasa e se felis e te a vida pela frenti vive as aventura que o mudo tei. Dai cuando agente fica adolecente vem os problema os pai fica pegano no pedajenti ai num pode isso num podi aqilo e briga todu dia o adolecenti ai o joveim si revouta e teim muitos problema tipo asim teim minina qui aruma bariga os cara usa droga briga di cangi fuma bebi u adolecenti teim cupa mais tipo asim os pai pudia te pasciença com nóis.
Para isso recebemos as seguintes orientações:
  1. Elaborar o perfil do educando: idade, série/ano, nível sócio e cultural;
  2. Estabelecer e justificar o nível de letramento;
  3. Identificar as hipóteses sobre leitura e escrita presentes nas marcas textuais;
  4. Estabelecer o conteúdo sujacente ao texto ( a ser trabalhado);
  5. Planejar uma aula de reestruturação coletiva com tabela de correção textual.

Nossa análise e proposta foram:

  1. Perfil do educando: Aluno com idade entre 12 e 13 anos, estudando na 6ª série, sendo, provavelmente um estudante de periferia.
  2. Nível de letramento: Ele apresenta um bom nível de letramento, tendo, provavelmente escutado muito sobre o assunto ou até mesmo vivenciado.
  3. Pela análise do texto concluímos que este aluno não lê nem escreve com frequência, pois sua escrita é uma reprodução de sua fala.
  4. O conteúdo que será trabalhado é a diferença entre língua falada e língua escrita, bem como sua transposição.
  5. Planejamento da atividade de reestruturação:

1º passo: Apresentação de um vídeo com as falas de Seu Creisson e da Lady Katie, personagens de humor da Rede Globo.

2º passo: Transcrição de algumas falas dos personagens.

3º passo: Reescrita dos trechos de acordo com a maneira que os alunos consideram correta.

4º passo: Discussão e questionamento sobre a função comunicativa da fala de seu Creisson e Lady Katie.

5º passo: Apresentação do texto do aluno.

6º passo: Leitura do texto em pequenos grupos.

7º passo: Questionamento sobre a diferença entre língua falada e língua escrita.

8º passo: Reescritura do texto da maneira que consideram adequadas à língua escrita.

9º passo: Comparação das situações sociocomunicativas.

Reflexões sobre a primeira etapa do Gestar II

O desenvolvimento das atividades em nosso município está sendo bastante interessante, as professoras cursistas selecionam as atividades dos TPs conforme pensam serem mais adequadas às turmas em que irão trabalhar, levam em consideração também o interesse dos alunos pelos temas desenvolvidos. No entanto, não há uma grande preocupação na linearidade dos temas.
As professoras encontram como maior dificuldade a falta de tempo hábil para desenvolver as lições com suas turmas. Em nossas observações, notamos que o maior problema encontrado nas produções textuais é a falta de coesão, problema esse que está sendo bastante estudado pelas professoras através do TP5 e AAA5. Portanto, as teorias estão lhes auxiliando muito, dando a elas maior embasamento para suas aulas e mostrando-lhes a importância de um planejamento sistêmico e criterioso.
Aos poucos, as professoras, que antes preocupavam-se muito com o "vencer conteúdos programáticos", estão se "libertando" dessa concepção e percebendo o que é realmente importante ensinar.
As cursistas estão aproveitando muito os trabalhos do Gestar II com seus alunos, tanto que aplicam as atividades nas outras escolas em que trabalham concomitantemente com as do município de Chuvisca.

domingo, 27 de setembro de 2009

Unidades 19 e 20 - TP5

No dia 26 de setembro de 2009, encerramos a primeira etapa do Gestar II, as cursistas iniciaram comentando sobre as lições de casa realizadas, após passei alguns slides com os resumos das unidades 19 e 20 do TP5 que fala sobre coesão textual e relações lógicas no texto, as professoras gostaram muito dos Avançando na Prática dessas unidades. Em seguida, elas fizeram a atividade da oficina sobre a elaboração de um anúncio publicitário. Para finalizar, refletimos e avaliamos essa primeira etapa, pude perceber que as professoras estão apreciando muito o curso e só não colocam mais atividades em prática por falta de tempo e não de vontade. Nosso próximo será no dia 17 de setembro com mais novidades e sugestões do curso de acompanhamento em Porto Alegre.

domingo, 20 de setembro de 2009

Oficina Aberta II

No dia 12 de setembro de 2009, foi realizada a segunda oficina aberta do Gestar Chuvisca, reunimo-nos para acertarmos mais detalhes do projeto "Sonhos", tais como metodologia, objetivos, enfim, a parte mais burocrática do projeto. Cada vez mais estamos mais empolgadas com esse projeto, mas tememos que não conseguiremos conclui-lo este ano, pois com o atraso do retorno às aulas, as escolas ficaram muito "atrapalhadas" e nós mais ainda, ficndo difícil até de nos encontrarmos nas reuniões do Gestar, pois as escolas estão recuperando as aulas perdidas no sábado. Contudo, não nos falta motivação para continuarmos. No dia 26 de setembro vamos nos reunir novamente para finalizar a primeira etapa do curso, antes do curso de acompanhamento com a profª Adelaide em Porto Alegre.