terça-feira, 17 de novembro de 2009

Unidades 01 e 02 do TP1

No dia 14 de novembro, trabalhamos as unidades 1 e 2 do TP1, primeiramente, assistimos ao filme "Língua: Vidas em Português", após debatemos algumas questões sobre o filme e o relacionamos com a unidade 1 do TP1, visualizamos os slides sobre as unidades e assistimos ao vídeo de humor do Jô Soares em que aparecem as diferenças de dialeto regional, analisamos as relações entre língua e cultura, dialetos e registros. Em seguida, as cursistas leram o poema "Caso do Vestido" de Carlos Drummond de Andrade e responderam às atividades propostas no TP1 sobre texto literário, após ouviram a música "O casamento dos pequenos burgueses" de Chico Buarque de Holanda e o relacionaram com a poesia como está prposto no "Avançando na Prática" da página 76 do TP1. Nossa próxima oficina será no dia 21 de novembro de 2009.

Unidades 23 e 24 do TP6

No dia 31 de outubro de 2009, reunimo-nos para o décimo segundo encontro do porgrama Gestar II, iniciei a oficina com a mensagem "Professores Apaixonados", as cursistas socializaram seus avançando na prática, após mostrei alguns slides com os resumos das unidades, as cursistas analisaram a redação de um aluno com dificuldades ortográficas e construiram uma tabela de correção para a re-estruturação do texto, planejaram uma aula de re-estruturação textual, em seguida, lemos a reportagem da revista "Nova Escola" sobre produção textual que saiu no mês de outubro deste ano. Passamos, então, para a segunda unidade trabalhada literatura para adolescentes, onde as professoras contaram como trabalham essa questão em sala de aula. Encerramos com uma mensagem sobre literatura. A próxima oficina será dia 14 de novembro.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Iniciou a 2ª etapa do Gestar II em Chuvisca

No dia 17 de outubro, reunimo-nos para dar início a segunda etapa do Gestar, as professoras cursistas estavam ansiosas para conhecer as novidades do meu curso de acompanhamento em Porto Alegre. Iniciei o curso com um vídeo chamado "Oração da escola", após passei o resumo das unidades 21 e 22 do TP6 sobre argumentação e produção textual, contei para elas a importância de um júri simulado para trabalharmos a argumentação em sala de aula, sugeri que poderíamos começar por debates de atitudes de personagens de contos ou fábulas, para depois partirmos para assuntos mais polêmicos. Conversamos, também, sobre a importância do planejamento da produção textual, os alunos devem conhecer bem o assunto para a construção de textos mais densos. As cursistas realizaram a atividade da oficina e finalizamos com a socialização da atividade. Nossa próxima oficina será no dia 24 de outubro.

domingo, 11 de outubro de 2009

Estratégia coletiva para reestruturação de texto

No curso de acompanhamento do Gestar II, ocorrida nos dias 28 de setembro a 02 de outubro, uma das atividades propostas pela profª Adelaide, foi a de analisar o seguinte texto:

Se criasa e se felis e te a vida pela frenti vive as aventura que o mudo tei. Dai cuando agente fica adolecente vem os problema os pai fica pegano no pedajenti ai num pode isso num podi aqilo e briga todu dia o adolecenti ai o joveim si revouta e teim muitos problema tipo asim teim minina qui aruma bariga os cara usa droga briga di cangi fuma bebi u adolecenti teim cupa mais tipo asim os pai pudia te pasciença com nóis.
Para isso recebemos as seguintes orientações:
  1. Elaborar o perfil do educando: idade, série/ano, nível sócio e cultural;
  2. Estabelecer e justificar o nível de letramento;
  3. Identificar as hipóteses sobre leitura e escrita presentes nas marcas textuais;
  4. Estabelecer o conteúdo sujacente ao texto ( a ser trabalhado);
  5. Planejar uma aula de reestruturação coletiva com tabela de correção textual.

Nossa análise e proposta foram:

  1. Perfil do educando: Aluno com idade entre 12 e 13 anos, estudando na 6ª série, sendo, provavelmente um estudante de periferia.
  2. Nível de letramento: Ele apresenta um bom nível de letramento, tendo, provavelmente escutado muito sobre o assunto ou até mesmo vivenciado.
  3. Pela análise do texto concluímos que este aluno não lê nem escreve com frequência, pois sua escrita é uma reprodução de sua fala.
  4. O conteúdo que será trabalhado é a diferença entre língua falada e língua escrita, bem como sua transposição.
  5. Planejamento da atividade de reestruturação:

1º passo: Apresentação de um vídeo com as falas de Seu Creisson e da Lady Katie, personagens de humor da Rede Globo.

2º passo: Transcrição de algumas falas dos personagens.

3º passo: Reescrita dos trechos de acordo com a maneira que os alunos consideram correta.

4º passo: Discussão e questionamento sobre a função comunicativa da fala de seu Creisson e Lady Katie.

5º passo: Apresentação do texto do aluno.

6º passo: Leitura do texto em pequenos grupos.

7º passo: Questionamento sobre a diferença entre língua falada e língua escrita.

8º passo: Reescritura do texto da maneira que consideram adequadas à língua escrita.

9º passo: Comparação das situações sociocomunicativas.

Reflexões sobre a primeira etapa do Gestar II

O desenvolvimento das atividades em nosso município está sendo bastante interessante, as professoras cursistas selecionam as atividades dos TPs conforme pensam serem mais adequadas às turmas em que irão trabalhar, levam em consideração também o interesse dos alunos pelos temas desenvolvidos. No entanto, não há uma grande preocupação na linearidade dos temas.
As professoras encontram como maior dificuldade a falta de tempo hábil para desenvolver as lições com suas turmas. Em nossas observações, notamos que o maior problema encontrado nas produções textuais é a falta de coesão, problema esse que está sendo bastante estudado pelas professoras através do TP5 e AAA5. Portanto, as teorias estão lhes auxiliando muito, dando a elas maior embasamento para suas aulas e mostrando-lhes a importância de um planejamento sistêmico e criterioso.
Aos poucos, as professoras, que antes preocupavam-se muito com o "vencer conteúdos programáticos", estão se "libertando" dessa concepção e percebendo o que é realmente importante ensinar.
As cursistas estão aproveitando muito os trabalhos do Gestar II com seus alunos, tanto que aplicam as atividades nas outras escolas em que trabalham concomitantemente com as do município de Chuvisca.

domingo, 27 de setembro de 2009

Unidades 19 e 20 - TP5

No dia 26 de setembro de 2009, encerramos a primeira etapa do Gestar II, as cursistas iniciaram comentando sobre as lições de casa realizadas, após passei alguns slides com os resumos das unidades 19 e 20 do TP5 que fala sobre coesão textual e relações lógicas no texto, as professoras gostaram muito dos Avançando na Prática dessas unidades. Em seguida, elas fizeram a atividade da oficina sobre a elaboração de um anúncio publicitário. Para finalizar, refletimos e avaliamos essa primeira etapa, pude perceber que as professoras estão apreciando muito o curso e só não colocam mais atividades em prática por falta de tempo e não de vontade. Nosso próximo será no dia 17 de setembro com mais novidades e sugestões do curso de acompanhamento em Porto Alegre.

domingo, 20 de setembro de 2009

Oficina Aberta II

No dia 12 de setembro de 2009, foi realizada a segunda oficina aberta do Gestar Chuvisca, reunimo-nos para acertarmos mais detalhes do projeto "Sonhos", tais como metodologia, objetivos, enfim, a parte mais burocrática do projeto. Cada vez mais estamos mais empolgadas com esse projeto, mas tememos que não conseguiremos conclui-lo este ano, pois com o atraso do retorno às aulas, as escolas ficaram muito "atrapalhadas" e nós mais ainda, ficndo difícil até de nos encontrarmos nas reuniões do Gestar, pois as escolas estão recuperando as aulas perdidas no sábado. Contudo, não nos falta motivação para continuarmos. No dia 26 de setembro vamos nos reunir novamente para finalizar a primeira etapa do curso, antes do curso de acompanhamento com a profª Adelaide em Porto Alegre.

sábado, 29 de agosto de 2009

Unidades 17 e 18 - TP5


No dia 22 de agosto começamos a analisar o TP5, as cursistas gostaram muito dos assuntos tratados nesse TP, principalmente a parte sobre coerência, iniciei o curso com um vídeo sobre educação, após passei alguns slides sobre as unidades tratadas e um vídeo que mostra um grupo cantando a poesia "Trem de Ferro" de Manuel Bandeira, lemos os avançando na prática da unidade 18 e vimos que todas são muito interessantes, em seguida conversamos um pouco sobre o projeto "Sonhos", onde pude verificar que as cursistas estão muito empolgadas com sua aplicação. A próxima oficina será no dia 05 de setembro e conversaremos mais sobre o projeto.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Oficina Aberta I


No dia 13 de agosto de 2009, o grupo do Gestar II de Chuvisca reuniu-se para a sua primeira oficina aberta, conversamos sobre o projeto que as cursistas realizarão em suas respectivas escolas. O tema escolhido pelas duas foi "Sonhos", pois verificou-se a necessidade dos alunos de nossa região de ter outras expectativas e, também, de expressar-se melhor perante as outras pessoas, pois nossas escolas pertencem a zona rural do município, e eles têm como característica principal a timidez. Organizamos os passos do projeto, o que caberá a cada uma e como fazer. Ainda precisaremos de mais um encontro, pois trata-se de um projeto bastante complexo e em uma só oficina ficou impossível de planejá-lo totalmente. O nosso próximo encontro será no dia 22 de agosto, onde trabalharemos as unidades 17 e 18 do TP5.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Unidades 15 e 16 do TP4





No dia 08/08/09, reunimo-nos para mais um encontro do Gestar II, foi uma manhã de intensa chuva mas nada que nos impedisse de trocarmos valiosas ideias sobre o conteúdo presente no TP4. Infelizmente, a professora Luciana não pôde comparecer por motivos de saúde, portanto , somente a professora Juliana esteve presente. Comecei a oficina mostrando o vídeo "Educação e Vida" para refletirmos sobre educação, após a professora Juliana mostrou o que pretende fazer com seus alunos assim que voltarmos do recesso escolar. Aqui no RS, o recesso foi prolongado por mais 15 dias em razão da gripe A que vem assombrando nosso Estado. Em seguida, mostrei alguns slides com o resumo das unidades 15 e 16 para discutirmos e analisarmos. Após, a professora realizou a atividade proposta para essa oficina. Finalizamos com um vídeo sobre maus exemplos para crianças chamado "Depende de Nós". Nosso próximo encontro será no dia 13/08/09 onde faremos uma oficina aberta com o tema projeto.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Oficina sobre as unidades 13 e 14 do TP4


A oficina sobre letramento e leitura, realizada no dia 18 de julho, foi muito interessante, pena que somente uma cursista pode estar presente, por motivos de saúde a outra cursita não pôde comparecer. Mas isso não nos impediu de trocarmos muitas ideias sobre letramento e leitura. A nossa oficina começou com o vídeo muito bonito da poesia "O que é letramento?", após a profª Luciana mostrou os resultados das atividades que propôs aos seus alunos no Lição de Casa. Preparei alguns slides com o resumo das unidades para que pudéssemos discuti-la com mais precisão. Após a profª realizou a atividade proposta da oficina sobre a poesia "Cidadezinha Qualquer". Para finalizar assistimos ao vídeo "Ler devia ser proibido". Os vídeos que estou trabalhando estão todos no site www.youtube.com.br com os títulos que já postei.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Oficina 6 - unidades 11 e 12 do TP3

Mais um encontro do Gestar muito agradável, reunimo-nos no dia 04 de julho de 2009 pela manhã para essa construtiva troca de ideias. Infelizmente, perdemos uma de nossas cursistas pelo motivo de que ela não estará dando mais aulas de Língua Portuguesa e não terá onde praticar.
Nosso encontro começou com um vídeo de reflexão chamado "Momentos da Vida" de Clarice Lispector, após conversamos sobre as lições de casa realizadas pelas professoras, atividades que estão enriquecendo muito as suas aulas, em seguida passei alguns slides com os tipos textuais presentes no TP3 e um vídeo da UFRJ sobre tipos textuais para esclarecermos melhor nossas dúvidas, discutimos o conteúdo e as cursistas fizeram a atividade que está na oficina 6 do TP3, analisando o texto de Jô Soares. Encerramos com um questionamento: "Vivemos em um país letrado? O que é letramento? Questões que serão debatidas no nosso próximo encontro (18/07/09).

quinta-feira, 2 de julho de 2009

E-mail das professoras cursistas

Profª Fernanda - femeghi@hotmail.com

Profª Patrícia - patiuebel@yahoo.com.br

Profª Luciana - lublanckoliveira@hotmail.com

Profª Juliana - juliana@ipoom.com

Oficina 5 - unidades 9 e 10 do TP3

A primeira oficina das unidades aconteceu no dia 28 de junho de 2009, na parte da manhã. Assim que as professoras cursistas chegaram, apresentei um vídeo sobre motivação, conversamos sobre o vídeo e logo após apresentei o vídeo "O saber e o sabor". As cursistas gostaram muito da gravação que foi fonte para muita reflexão. Em seguida, visualizamos os trabalhos feitos com os alunos na lição de casa e as impressões que elas tiveram ao aplicar as atividades com suas turmas. Partimos, então, para o estudo das unidades. Preparei slides com um breve resumo sobre gêneros textuais e as professoras realizaram as atividades 9 da unidade 9 e atividade 4 da unidade 10. Escutamos a música "Construção" de Chico Buarque e a declamação do poema "O operário em construção" de Vinícius de Moraes. As professoras sugeriram outras atividades a partir das que estão nos TPs. Foi uma oficina muito produtiva e que passou muito rápido. Terminamos com uma mensagem de reflexão chamada "Ser Mestre". Nosso próximo encontro será no dia 04 de julho de 2009. Até semana que vem.

domingo, 14 de junho de 2009

Começou o Gestar II - Chuvisca


Nos dias 12 e 13 de junho, as professoras das áreas de Língua Portuguesa e Matemática do município reuniram-se na Secretaria de Educação do município para conhecerem o Programa Gestar II, coordenados pelas professoras formadoras Viviane (Língua Portuguesa) e Rosângela (Matemática), com participação da Secretária de Educação de Chuvisca.
No dia 12 de junho, ocorreu a primeira oficina introdutória, onde as professoras receberam o material do programa e conheceram o programa. Na segunda oficina introdutória, cada professora formadora explicou como procederia o Gestar II em suas respectivas áreas, com reconhecimento do material e a forma de utilizá-lo. Foram encontros muito divertidos, no qual as professoras demonstraram muito interesse no programa.

Identificação das professoras cursistas de Língua Portuguesa


Luciana Blanck tem 36 anos e reside no município de Camaquã, cidade vizinha a Chuvisca, é formada em Letras (Português/Inglês e respectivas Literaturas) – licenciatura plena. Trabalha na área de Língua Portuguesa há sete anos. Atualmente, trabalha em duas escolas – EMEF Arlindo Bonifácio Pires (Chuvisca), lecionando Língua Portuguesa para uma turma de 6ª série e Língua Inglesa para as turmas de 5ª à 8ª série da escola e também na escola de Ensino Médio João Paulo II, lecionando Literatura e Língua Inglesa para os alunos do Ensino Médio. Ao todo, a professora Luciana leciona para 269 alunos.

Fernanda O’Meagher Feistauer tem 29 anos e reside no município de Chuvisca, é formada em Pedagogia (Educação Infantil e Séries Iniciais). Possui experiência de dez anos em sala de aula. Atualmente, trabalha com turmas de Educação Infantil (4 anos) e com duas turmas de 5º série da EMEF Santa Luzia (Chuvisca), lecionando Língua Portuguesa para essas turmas. A professora Fernanda leciona Língua Portuguesa para 52 alunos.

Ana Cláudia Oliveira Casagrande tem 26 anos e reside no município de Camaquã, é formada em Letras (Português/Inglês e respectivas Literaturas), possui também Curso Normal. Trabalha na EMEF Santa Luzia com uma turma de Educação infantil e duas turmas de 6ª série, lecionando Língua Portuguesa. A professora Ana Cláudia leciona Português para 76 alunos.

Patrícia Radmann Uebel tem 27 anos e reside no município de Chuvisca, é formada em Letras (Português/Inglês e respectivas literaturas). Trabalha na EEEM Profª Alaídes Schumacher Pinheiro com turmas de Ensino Médio e EJA e também com 5ª, 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental lecionando Língua Portuguesa e Língua Inglesa. A professora Patrícia leciona Língua Portuguesa para 150 alunos.

A professora Juliana Menezes reside no município de Camaquã. Tem experiência de 11 anos em sala de aula. É formada em Letras – Licenciatura Plena, com habilitação em Português, Inglês e respectivas Literaturas. Já trabalhou com turmas de Séries Iniciais e Ensino Médio. Atualmente trabalha com Língua Portuguesa de 7ª e 8ª séries e Grupo de Teatro, na EMEF Santa Luzia, em Chuvisca. Em Camaquã trabalha com Língua Portuguesa na EJA da EMEF Osvaldo Aranha. A professora Juliana leciona Português para 182 alunos.


sábado, 9 de maio de 2009

Se as Letras Bastassem

Se as letras bastassem, não veríamos as principais nações alfabetizadas patrocinando o ódio e a destruição através das guerras.
Se as letras bastassem, não teríamos as religiões detidas no culto externo e nem a ciência muitas vezes em corrida desenfreada para descobrir novas armas, entregue a inteligências sem senso moral.
Se as letras bastassem, os índices de suicídio, cada vez mais alarmantes, identificando grave desequilíbrio moral do indivíduo, não estariam alastrando-se entre as classes sociais privilegiadas pela cultura.
Se as letras bastassem, não estaríamos, na atualidade, frente à crescente indústria do aborto nos lares que a instrução e o conforto se fazem presentes, e ainda com a concordância de muitas autoridades.
Se as letras bastassem…
Na verdade, não basta ensinar apenas dando o aprendizado do fazer.
Que importa saber fazer se esse saber é egoísta e não promove o bem para todos?
As nações podem se enriquecer, entretanto, se o povo ignora como utilizar melhor essa riqueza para se engrandecer na legítima fraternidade que deve reger a vida, o orgulho de que tanto se vangloria levará esse mesmo povo ao desequilíbrio social, à miséria e ao desrespeito dos direitos dos outros, gerando desespero.
Podemos desfilar na vida ostentando diplomas e títulos, nas mais variadas profissões, mas, nenhum currículo pode representar o caráter individual, e se esse caráter é corrompido, sem base em valores morais profundos e elevados, encontraremos com o tempo a própria ruína, e as vantagens particulares adquiridas se perderão.
A escola que ilustra o conhecimento, estimula o raciocínio, é importante, entretanto, se faz incompleta por não fornecer a orientação moral e a sensibilização dos sentimentos.
Não basta conhecer. É preciso compreender.
Se as letras bastassem, os alfabetizados do mundo há muito tempo teriam implantado na Terra todos os valores de felicidade que tanto desejamos e procuramos.
Se as letras bastassem, não teríamos tantos problemas sociais e morais na família, na sociedade e nas salas de aula da escola.

Marcus De Mario
O despertar de novos sonhos e ideias...
O grande desafio de mudar...
Profª Adelaide, muito obrigada pelo excelente trabalho de orientação e pela confiança depositada em nosso trabalho. Colegas, foi um prazer conviver com vocês durante essa semana de muito aprendizado. Até setembro...

Gestar II - Língua Portuguesa - RS