quinta-feira, 23 de julho de 2009

Oficina sobre as unidades 13 e 14 do TP4


A oficina sobre letramento e leitura, realizada no dia 18 de julho, foi muito interessante, pena que somente uma cursista pode estar presente, por motivos de saúde a outra cursita não pôde comparecer. Mas isso não nos impediu de trocarmos muitas ideias sobre letramento e leitura. A nossa oficina começou com o vídeo muito bonito da poesia "O que é letramento?", após a profª Luciana mostrou os resultados das atividades que propôs aos seus alunos no Lição de Casa. Preparei alguns slides com o resumo das unidades para que pudéssemos discuti-la com mais precisão. Após a profª realizou a atividade proposta da oficina sobre a poesia "Cidadezinha Qualquer". Para finalizar assistimos ao vídeo "Ler devia ser proibido". Os vídeos que estou trabalhando estão todos no site www.youtube.com.br com os títulos que já postei.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Oficina 6 - unidades 11 e 12 do TP3

Mais um encontro do Gestar muito agradável, reunimo-nos no dia 04 de julho de 2009 pela manhã para essa construtiva troca de ideias. Infelizmente, perdemos uma de nossas cursistas pelo motivo de que ela não estará dando mais aulas de Língua Portuguesa e não terá onde praticar.
Nosso encontro começou com um vídeo de reflexão chamado "Momentos da Vida" de Clarice Lispector, após conversamos sobre as lições de casa realizadas pelas professoras, atividades que estão enriquecendo muito as suas aulas, em seguida passei alguns slides com os tipos textuais presentes no TP3 e um vídeo da UFRJ sobre tipos textuais para esclarecermos melhor nossas dúvidas, discutimos o conteúdo e as cursistas fizeram a atividade que está na oficina 6 do TP3, analisando o texto de Jô Soares. Encerramos com um questionamento: "Vivemos em um país letrado? O que é letramento? Questões que serão debatidas no nosso próximo encontro (18/07/09).

quinta-feira, 2 de julho de 2009

E-mail das professoras cursistas

Profª Fernanda - femeghi@hotmail.com

Profª Patrícia - patiuebel@yahoo.com.br

Profª Luciana - lublanckoliveira@hotmail.com

Profª Juliana - juliana@ipoom.com

Oficina 5 - unidades 9 e 10 do TP3

A primeira oficina das unidades aconteceu no dia 28 de junho de 2009, na parte da manhã. Assim que as professoras cursistas chegaram, apresentei um vídeo sobre motivação, conversamos sobre o vídeo e logo após apresentei o vídeo "O saber e o sabor". As cursistas gostaram muito da gravação que foi fonte para muita reflexão. Em seguida, visualizamos os trabalhos feitos com os alunos na lição de casa e as impressões que elas tiveram ao aplicar as atividades com suas turmas. Partimos, então, para o estudo das unidades. Preparei slides com um breve resumo sobre gêneros textuais e as professoras realizaram as atividades 9 da unidade 9 e atividade 4 da unidade 10. Escutamos a música "Construção" de Chico Buarque e a declamação do poema "O operário em construção" de Vinícius de Moraes. As professoras sugeriram outras atividades a partir das que estão nos TPs. Foi uma oficina muito produtiva e que passou muito rápido. Terminamos com uma mensagem de reflexão chamada "Ser Mestre". Nosso próximo encontro será no dia 04 de julho de 2009. Até semana que vem.