domingo, 11 de outubro de 2009

Estratégia coletiva para reestruturação de texto

No curso de acompanhamento do Gestar II, ocorrida nos dias 28 de setembro a 02 de outubro, uma das atividades propostas pela profª Adelaide, foi a de analisar o seguinte texto:

Se criasa e se felis e te a vida pela frenti vive as aventura que o mudo tei. Dai cuando agente fica adolecente vem os problema os pai fica pegano no pedajenti ai num pode isso num podi aqilo e briga todu dia o adolecenti ai o joveim si revouta e teim muitos problema tipo asim teim minina qui aruma bariga os cara usa droga briga di cangi fuma bebi u adolecenti teim cupa mais tipo asim os pai pudia te pasciença com nóis.
Para isso recebemos as seguintes orientações:
  1. Elaborar o perfil do educando: idade, série/ano, nível sócio e cultural;
  2. Estabelecer e justificar o nível de letramento;
  3. Identificar as hipóteses sobre leitura e escrita presentes nas marcas textuais;
  4. Estabelecer o conteúdo sujacente ao texto ( a ser trabalhado);
  5. Planejar uma aula de reestruturação coletiva com tabela de correção textual.

Nossa análise e proposta foram:

  1. Perfil do educando: Aluno com idade entre 12 e 13 anos, estudando na 6ª série, sendo, provavelmente um estudante de periferia.
  2. Nível de letramento: Ele apresenta um bom nível de letramento, tendo, provavelmente escutado muito sobre o assunto ou até mesmo vivenciado.
  3. Pela análise do texto concluímos que este aluno não lê nem escreve com frequência, pois sua escrita é uma reprodução de sua fala.
  4. O conteúdo que será trabalhado é a diferença entre língua falada e língua escrita, bem como sua transposição.
  5. Planejamento da atividade de reestruturação:

1º passo: Apresentação de um vídeo com as falas de Seu Creisson e da Lady Katie, personagens de humor da Rede Globo.

2º passo: Transcrição de algumas falas dos personagens.

3º passo: Reescrita dos trechos de acordo com a maneira que os alunos consideram correta.

4º passo: Discussão e questionamento sobre a função comunicativa da fala de seu Creisson e Lady Katie.

5º passo: Apresentação do texto do aluno.

6º passo: Leitura do texto em pequenos grupos.

7º passo: Questionamento sobre a diferença entre língua falada e língua escrita.

8º passo: Reescritura do texto da maneira que consideram adequadas à língua escrita.

9º passo: Comparação das situações sociocomunicativas.

Reflexões sobre a primeira etapa do Gestar II

O desenvolvimento das atividades em nosso município está sendo bastante interessante, as professoras cursistas selecionam as atividades dos TPs conforme pensam serem mais adequadas às turmas em que irão trabalhar, levam em consideração também o interesse dos alunos pelos temas desenvolvidos. No entanto, não há uma grande preocupação na linearidade dos temas.
As professoras encontram como maior dificuldade a falta de tempo hábil para desenvolver as lições com suas turmas. Em nossas observações, notamos que o maior problema encontrado nas produções textuais é a falta de coesão, problema esse que está sendo bastante estudado pelas professoras através do TP5 e AAA5. Portanto, as teorias estão lhes auxiliando muito, dando a elas maior embasamento para suas aulas e mostrando-lhes a importância de um planejamento sistêmico e criterioso.
Aos poucos, as professoras, que antes preocupavam-se muito com o "vencer conteúdos programáticos", estão se "libertando" dessa concepção e percebendo o que é realmente importante ensinar.
As cursistas estão aproveitando muito os trabalhos do Gestar II com seus alunos, tanto que aplicam as atividades nas outras escolas em que trabalham concomitantemente com as do município de Chuvisca.

domingo, 27 de setembro de 2009

Unidades 19 e 20 - TP5

No dia 26 de setembro de 2009, encerramos a primeira etapa do Gestar II, as cursistas iniciaram comentando sobre as lições de casa realizadas, após passei alguns slides com os resumos das unidades 19 e 20 do TP5 que fala sobre coesão textual e relações lógicas no texto, as professoras gostaram muito dos Avançando na Prática dessas unidades. Em seguida, elas fizeram a atividade da oficina sobre a elaboração de um anúncio publicitário. Para finalizar, refletimos e avaliamos essa primeira etapa, pude perceber que as professoras estão apreciando muito o curso e só não colocam mais atividades em prática por falta de tempo e não de vontade. Nosso próximo será no dia 17 de setembro com mais novidades e sugestões do curso de acompanhamento em Porto Alegre.

domingo, 20 de setembro de 2009

Oficina Aberta II

No dia 12 de setembro de 2009, foi realizada a segunda oficina aberta do Gestar Chuvisca, reunimo-nos para acertarmos mais detalhes do projeto "Sonhos", tais como metodologia, objetivos, enfim, a parte mais burocrática do projeto. Cada vez mais estamos mais empolgadas com esse projeto, mas tememos que não conseguiremos conclui-lo este ano, pois com o atraso do retorno às aulas, as escolas ficaram muito "atrapalhadas" e nós mais ainda, ficndo difícil até de nos encontrarmos nas reuniões do Gestar, pois as escolas estão recuperando as aulas perdidas no sábado. Contudo, não nos falta motivação para continuarmos. No dia 26 de setembro vamos nos reunir novamente para finalizar a primeira etapa do curso, antes do curso de acompanhamento com a profª Adelaide em Porto Alegre.

sábado, 29 de agosto de 2009

Unidades 17 e 18 - TP5


No dia 22 de agosto começamos a analisar o TP5, as cursistas gostaram muito dos assuntos tratados nesse TP, principalmente a parte sobre coerência, iniciei o curso com um vídeo sobre educação, após passei alguns slides sobre as unidades tratadas e um vídeo que mostra um grupo cantando a poesia "Trem de Ferro" de Manuel Bandeira, lemos os avançando na prática da unidade 18 e vimos que todas são muito interessantes, em seguida conversamos um pouco sobre o projeto "Sonhos", onde pude verificar que as cursistas estão muito empolgadas com sua aplicação. A próxima oficina será no dia 05 de setembro e conversaremos mais sobre o projeto.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Oficina Aberta I


No dia 13 de agosto de 2009, o grupo do Gestar II de Chuvisca reuniu-se para a sua primeira oficina aberta, conversamos sobre o projeto que as cursistas realizarão em suas respectivas escolas. O tema escolhido pelas duas foi "Sonhos", pois verificou-se a necessidade dos alunos de nossa região de ter outras expectativas e, também, de expressar-se melhor perante as outras pessoas, pois nossas escolas pertencem a zona rural do município, e eles têm como característica principal a timidez. Organizamos os passos do projeto, o que caberá a cada uma e como fazer. Ainda precisaremos de mais um encontro, pois trata-se de um projeto bastante complexo e em uma só oficina ficou impossível de planejá-lo totalmente. O nosso próximo encontro será no dia 22 de agosto, onde trabalharemos as unidades 17 e 18 do TP5.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Unidades 15 e 16 do TP4





No dia 08/08/09, reunimo-nos para mais um encontro do Gestar II, foi uma manhã de intensa chuva mas nada que nos impedisse de trocarmos valiosas ideias sobre o conteúdo presente no TP4. Infelizmente, a professora Luciana não pôde comparecer por motivos de saúde, portanto , somente a professora Juliana esteve presente. Comecei a oficina mostrando o vídeo "Educação e Vida" para refletirmos sobre educação, após a professora Juliana mostrou o que pretende fazer com seus alunos assim que voltarmos do recesso escolar. Aqui no RS, o recesso foi prolongado por mais 15 dias em razão da gripe A que vem assombrando nosso Estado. Em seguida, mostrei alguns slides com o resumo das unidades 15 e 16 para discutirmos e analisarmos. Após, a professora realizou a atividade proposta para essa oficina. Finalizamos com um vídeo sobre maus exemplos para crianças chamado "Depende de Nós". Nosso próximo encontro será no dia 13/08/09 onde faremos uma oficina aberta com o tema projeto.