quinta-feira, 23 de julho de 2009

Oficina sobre as unidades 13 e 14 do TP4


A oficina sobre letramento e leitura, realizada no dia 18 de julho, foi muito interessante, pena que somente uma cursista pode estar presente, por motivos de saúde a outra cursita não pôde comparecer. Mas isso não nos impediu de trocarmos muitas ideias sobre letramento e leitura. A nossa oficina começou com o vídeo muito bonito da poesia "O que é letramento?", após a profª Luciana mostrou os resultados das atividades que propôs aos seus alunos no Lição de Casa. Preparei alguns slides com o resumo das unidades para que pudéssemos discuti-la com mais precisão. Após a profª realizou a atividade proposta da oficina sobre a poesia "Cidadezinha Qualquer". Para finalizar assistimos ao vídeo "Ler devia ser proibido". Os vídeos que estou trabalhando estão todos no site www.youtube.com.br com os títulos que já postei.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Oficina 6 - unidades 11 e 12 do TP3

Mais um encontro do Gestar muito agradável, reunimo-nos no dia 04 de julho de 2009 pela manhã para essa construtiva troca de ideias. Infelizmente, perdemos uma de nossas cursistas pelo motivo de que ela não estará dando mais aulas de Língua Portuguesa e não terá onde praticar.
Nosso encontro começou com um vídeo de reflexão chamado "Momentos da Vida" de Clarice Lispector, após conversamos sobre as lições de casa realizadas pelas professoras, atividades que estão enriquecendo muito as suas aulas, em seguida passei alguns slides com os tipos textuais presentes no TP3 e um vídeo da UFRJ sobre tipos textuais para esclarecermos melhor nossas dúvidas, discutimos o conteúdo e as cursistas fizeram a atividade que está na oficina 6 do TP3, analisando o texto de Jô Soares. Encerramos com um questionamento: "Vivemos em um país letrado? O que é letramento? Questões que serão debatidas no nosso próximo encontro (18/07/09).

quinta-feira, 2 de julho de 2009

E-mail das professoras cursistas

Profª Fernanda - femeghi@hotmail.com

Profª Patrícia - patiuebel@yahoo.com.br

Profª Luciana - lublanckoliveira@hotmail.com

Profª Juliana - juliana@ipoom.com

Oficina 5 - unidades 9 e 10 do TP3

A primeira oficina das unidades aconteceu no dia 28 de junho de 2009, na parte da manhã. Assim que as professoras cursistas chegaram, apresentei um vídeo sobre motivação, conversamos sobre o vídeo e logo após apresentei o vídeo "O saber e o sabor". As cursistas gostaram muito da gravação que foi fonte para muita reflexão. Em seguida, visualizamos os trabalhos feitos com os alunos na lição de casa e as impressões que elas tiveram ao aplicar as atividades com suas turmas. Partimos, então, para o estudo das unidades. Preparei slides com um breve resumo sobre gêneros textuais e as professoras realizaram as atividades 9 da unidade 9 e atividade 4 da unidade 10. Escutamos a música "Construção" de Chico Buarque e a declamação do poema "O operário em construção" de Vinícius de Moraes. As professoras sugeriram outras atividades a partir das que estão nos TPs. Foi uma oficina muito produtiva e que passou muito rápido. Terminamos com uma mensagem de reflexão chamada "Ser Mestre". Nosso próximo encontro será no dia 04 de julho de 2009. Até semana que vem.

domingo, 14 de junho de 2009

Começou o Gestar II - Chuvisca


Nos dias 12 e 13 de junho, as professoras das áreas de Língua Portuguesa e Matemática do município reuniram-se na Secretaria de Educação do município para conhecerem o Programa Gestar II, coordenados pelas professoras formadoras Viviane (Língua Portuguesa) e Rosângela (Matemática), com participação da Secretária de Educação de Chuvisca.
No dia 12 de junho, ocorreu a primeira oficina introdutória, onde as professoras receberam o material do programa e conheceram o programa. Na segunda oficina introdutória, cada professora formadora explicou como procederia o Gestar II em suas respectivas áreas, com reconhecimento do material e a forma de utilizá-lo. Foram encontros muito divertidos, no qual as professoras demonstraram muito interesse no programa.

Identificação das professoras cursistas de Língua Portuguesa


Luciana Blanck tem 36 anos e reside no município de Camaquã, cidade vizinha a Chuvisca, é formada em Letras (Português/Inglês e respectivas Literaturas) – licenciatura plena. Trabalha na área de Língua Portuguesa há sete anos. Atualmente, trabalha em duas escolas – EMEF Arlindo Bonifácio Pires (Chuvisca), lecionando Língua Portuguesa para uma turma de 6ª série e Língua Inglesa para as turmas de 5ª à 8ª série da escola e também na escola de Ensino Médio João Paulo II, lecionando Literatura e Língua Inglesa para os alunos do Ensino Médio. Ao todo, a professora Luciana leciona para 269 alunos.

Fernanda O’Meagher Feistauer tem 29 anos e reside no município de Chuvisca, é formada em Pedagogia (Educação Infantil e Séries Iniciais). Possui experiência de dez anos em sala de aula. Atualmente, trabalha com turmas de Educação Infantil (4 anos) e com duas turmas de 5º série da EMEF Santa Luzia (Chuvisca), lecionando Língua Portuguesa para essas turmas. A professora Fernanda leciona Língua Portuguesa para 52 alunos.

Ana Cláudia Oliveira Casagrande tem 26 anos e reside no município de Camaquã, é formada em Letras (Português/Inglês e respectivas Literaturas), possui também Curso Normal. Trabalha na EMEF Santa Luzia com uma turma de Educação infantil e duas turmas de 6ª série, lecionando Língua Portuguesa. A professora Ana Cláudia leciona Português para 76 alunos.

Patrícia Radmann Uebel tem 27 anos e reside no município de Chuvisca, é formada em Letras (Português/Inglês e respectivas literaturas). Trabalha na EEEM Profª Alaídes Schumacher Pinheiro com turmas de Ensino Médio e EJA e também com 5ª, 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental lecionando Língua Portuguesa e Língua Inglesa. A professora Patrícia leciona Língua Portuguesa para 150 alunos.

A professora Juliana Menezes reside no município de Camaquã. Tem experiência de 11 anos em sala de aula. É formada em Letras – Licenciatura Plena, com habilitação em Português, Inglês e respectivas Literaturas. Já trabalhou com turmas de Séries Iniciais e Ensino Médio. Atualmente trabalha com Língua Portuguesa de 7ª e 8ª séries e Grupo de Teatro, na EMEF Santa Luzia, em Chuvisca. Em Camaquã trabalha com Língua Portuguesa na EJA da EMEF Osvaldo Aranha. A professora Juliana leciona Português para 182 alunos.


sábado, 9 de maio de 2009

Se as Letras Bastassem

Se as letras bastassem, não veríamos as principais nações alfabetizadas patrocinando o ódio e a destruição através das guerras.
Se as letras bastassem, não teríamos as religiões detidas no culto externo e nem a ciência muitas vezes em corrida desenfreada para descobrir novas armas, entregue a inteligências sem senso moral.
Se as letras bastassem, os índices de suicídio, cada vez mais alarmantes, identificando grave desequilíbrio moral do indivíduo, não estariam alastrando-se entre as classes sociais privilegiadas pela cultura.
Se as letras bastassem, não estaríamos, na atualidade, frente à crescente indústria do aborto nos lares que a instrução e o conforto se fazem presentes, e ainda com a concordância de muitas autoridades.
Se as letras bastassem…
Na verdade, não basta ensinar apenas dando o aprendizado do fazer.
Que importa saber fazer se esse saber é egoísta e não promove o bem para todos?
As nações podem se enriquecer, entretanto, se o povo ignora como utilizar melhor essa riqueza para se engrandecer na legítima fraternidade que deve reger a vida, o orgulho de que tanto se vangloria levará esse mesmo povo ao desequilíbrio social, à miséria e ao desrespeito dos direitos dos outros, gerando desespero.
Podemos desfilar na vida ostentando diplomas e títulos, nas mais variadas profissões, mas, nenhum currículo pode representar o caráter individual, e se esse caráter é corrompido, sem base em valores morais profundos e elevados, encontraremos com o tempo a própria ruína, e as vantagens particulares adquiridas se perderão.
A escola que ilustra o conhecimento, estimula o raciocínio, é importante, entretanto, se faz incompleta por não fornecer a orientação moral e a sensibilização dos sentimentos.
Não basta conhecer. É preciso compreender.
Se as letras bastassem, os alfabetizados do mundo há muito tempo teriam implantado na Terra todos os valores de felicidade que tanto desejamos e procuramos.
Se as letras bastassem, não teríamos tantos problemas sociais e morais na família, na sociedade e nas salas de aula da escola.

Marcus De Mario