quinta-feira, 23 de julho de 2009
Oficina sobre as unidades 13 e 14 do TP4
segunda-feira, 6 de julho de 2009
Oficina 6 - unidades 11 e 12 do TP3
Nosso encontro começou com um vídeo de reflexão chamado "Momentos da Vida" de Clarice Lispector, após conversamos sobre as lições de casa realizadas pelas professoras, atividades que estão enriquecendo muito as suas aulas, em seguida passei alguns slides com os tipos textuais presentes no TP3 e um vídeo da UFRJ sobre tipos textuais para esclarecermos melhor nossas dúvidas, discutimos o conteúdo e as cursistas fizeram a atividade que está na oficina 6 do TP3, analisando o texto de Jô Soares. Encerramos com um questionamento: "Vivemos em um país letrado? O que é letramento? Questões que serão debatidas no nosso próximo encontro (18/07/09).
quinta-feira, 2 de julho de 2009
E-mail das professoras cursistas
Profª Patrícia - patiuebel@yahoo.com.br
Profª Luciana - lublanckoliveira@hotmail.com
Profª Juliana - juliana@ipoom.com
Oficina 5 - unidades 9 e 10 do TP3
domingo, 14 de junho de 2009
Começou o Gestar II - Chuvisca
No dia 12 de junho, ocorreu a primeira oficina introdutória, onde as professoras receberam o material do programa e conheceram o programa. Na segunda oficina introdutória, cada professora formadora explicou como procederia o Gestar II em suas respectivas áreas, com reconhecimento do material e a forma de utilizá-lo. Foram encontros muito divertidos, no qual as professoras demonstraram muito interesse no programa.
Identificação das professoras cursistas de Língua Portuguesa
Luciana Blanck tem 36 anos e reside no município de Camaquã, cidade vizinha a Chuvisca, é formada em Letras (Português/Inglês e respectivas Literaturas) – licenciatura plena. Trabalha na área de Língua Portuguesa há sete anos. Atualmente, trabalha em duas escolas – EMEF Arlindo Bonifácio Pires (Chuvisca), lecionando Língua Portuguesa para uma turma de 6ª série e Língua Inglesa para as turmas de 5ª à 8ª série da escola e também na escola de Ensino Médio João Paulo II, lecionando Literatura e Língua Inglesa para os alunos do Ensino Médio. Ao todo, a professora Luciana leciona para 269 alunos.
Fernanda O’Meagher Feistauer tem 29 anos e reside no município de Chuvisca, é formada em Pedagogia (Educação Infantil e Séries Iniciais). Possui experiência de dez anos em sala de aula. Atualmente, trabalha com turmas de Educação Infantil (4 anos) e com duas turmas de 5º série da EMEF Santa Luzia (Chuvisca), lecionando Língua Portuguesa para essas turmas. A professora Fernanda leciona Língua Portuguesa para 52 alunos.
Ana Cláudia Oliveira Casagrande tem 26 anos e reside no município de Camaquã, é formada em Letras (Português/Inglês e respectivas Literaturas), possui também Curso Normal. Trabalha na EMEF Santa Luzia com uma turma de Educação infantil e duas turmas de 6ª série, lecionando Língua Portuguesa. A professora Ana Cláudia leciona Português para 76 alunos.
Patrícia Radmann Uebel tem 27 anos e reside no município de Chuvisca, é formada em Letras (Português/Inglês e respectivas literaturas). Trabalha na EEEM Profª Alaídes Schumacher Pinheiro com turmas de Ensino Médio e EJA e também com 5ª, 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental lecionando Língua Portuguesa e Língua Inglesa. A professora Patrícia leciona Língua Portuguesa para 150 alunos.
A professora Juliana Menezes reside no município de Camaquã. Tem experiência de 11 anos em sala de aula. É formada em Letras – Licenciatura Plena, com habilitação em Português, Inglês e respectivas Literaturas. Já trabalhou com turmas de Séries Iniciais e Ensino Médio. Atualmente trabalha com Língua Portuguesa de 7ª e 8ª séries e Grupo de Teatro, na EMEF Santa Luzia, em Chuvisca. Em Camaquã trabalha com Língua Portuguesa na EJA da EMEF Osvaldo Aranha. A professora Juliana leciona Português para 182 alunos.
sábado, 9 de maio de 2009
Se as letras bastassem, não veríamos as principais nações alfabetizadas patrocinando o ódio e a destruição através das guerras.
Se as letras bastassem, não teríamos as religiões detidas no culto externo e nem a ciência muitas vezes em corrida desenfreada para descobrir novas armas, entregue a inteligências sem senso moral.
Se as letras bastassem, os índices de suicídio, cada vez mais alarmantes, identificando grave desequilíbrio moral do indivíduo, não estariam alastrando-se entre as classes sociais privilegiadas pela cultura.
Se as letras bastassem, não estaríamos, na atualidade, frente à crescente indústria do aborto nos lares que a instrução e o conforto se fazem presentes, e ainda com a concordância de muitas autoridades.
Se as letras bastassem…
Na verdade, não basta ensinar apenas dando o aprendizado do fazer.
Que importa saber fazer se esse saber é egoísta e não promove o bem para todos?
As nações podem se enriquecer, entretanto, se o povo ignora como utilizar melhor essa riqueza para se engrandecer na legítima fraternidade que deve reger a vida, o orgulho de que tanto se vangloria levará esse mesmo povo ao desequilíbrio social, à miséria e ao desrespeito dos direitos dos outros, gerando desespero.
Podemos desfilar na vida ostentando diplomas e títulos, nas mais variadas profissões, mas, nenhum currículo pode representar o caráter individual, e se esse caráter é corrompido, sem base em valores morais profundos e elevados, encontraremos com o tempo a própria ruína, e as vantagens particulares adquiridas se perderão.
A escola que ilustra o conhecimento, estimula o raciocínio, é importante, entretanto, se faz incompleta por não fornecer a orientação moral e a sensibilização dos sentimentos.
Não basta conhecer. É preciso compreender.
Se as letras bastassem, os alfabetizados do mundo há muito tempo teriam implantado na Terra todos os valores de felicidade que tanto desejamos e procuramos.
Se as letras bastassem, não teríamos tantos problemas sociais e morais na família, na sociedade e nas salas de aula da escola.
Marcus De Mario
