domingo, 27 de setembro de 2009

Unidades 19 e 20 - TP5

No dia 26 de setembro de 2009, encerramos a primeira etapa do Gestar II, as cursistas iniciaram comentando sobre as lições de casa realizadas, após passei alguns slides com os resumos das unidades 19 e 20 do TP5 que fala sobre coesão textual e relações lógicas no texto, as professoras gostaram muito dos Avançando na Prática dessas unidades. Em seguida, elas fizeram a atividade da oficina sobre a elaboração de um anúncio publicitário. Para finalizar, refletimos e avaliamos essa primeira etapa, pude perceber que as professoras estão apreciando muito o curso e só não colocam mais atividades em prática por falta de tempo e não de vontade. Nosso próximo será no dia 17 de setembro com mais novidades e sugestões do curso de acompanhamento em Porto Alegre.

domingo, 20 de setembro de 2009

Oficina Aberta II

No dia 12 de setembro de 2009, foi realizada a segunda oficina aberta do Gestar Chuvisca, reunimo-nos para acertarmos mais detalhes do projeto "Sonhos", tais como metodologia, objetivos, enfim, a parte mais burocrática do projeto. Cada vez mais estamos mais empolgadas com esse projeto, mas tememos que não conseguiremos conclui-lo este ano, pois com o atraso do retorno às aulas, as escolas ficaram muito "atrapalhadas" e nós mais ainda, ficndo difícil até de nos encontrarmos nas reuniões do Gestar, pois as escolas estão recuperando as aulas perdidas no sábado. Contudo, não nos falta motivação para continuarmos. No dia 26 de setembro vamos nos reunir novamente para finalizar a primeira etapa do curso, antes do curso de acompanhamento com a profª Adelaide em Porto Alegre.

sábado, 29 de agosto de 2009

Unidades 17 e 18 - TP5


No dia 22 de agosto começamos a analisar o TP5, as cursistas gostaram muito dos assuntos tratados nesse TP, principalmente a parte sobre coerência, iniciei o curso com um vídeo sobre educação, após passei alguns slides sobre as unidades tratadas e um vídeo que mostra um grupo cantando a poesia "Trem de Ferro" de Manuel Bandeira, lemos os avançando na prática da unidade 18 e vimos que todas são muito interessantes, em seguida conversamos um pouco sobre o projeto "Sonhos", onde pude verificar que as cursistas estão muito empolgadas com sua aplicação. A próxima oficina será no dia 05 de setembro e conversaremos mais sobre o projeto.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Oficina Aberta I


No dia 13 de agosto de 2009, o grupo do Gestar II de Chuvisca reuniu-se para a sua primeira oficina aberta, conversamos sobre o projeto que as cursistas realizarão em suas respectivas escolas. O tema escolhido pelas duas foi "Sonhos", pois verificou-se a necessidade dos alunos de nossa região de ter outras expectativas e, também, de expressar-se melhor perante as outras pessoas, pois nossas escolas pertencem a zona rural do município, e eles têm como característica principal a timidez. Organizamos os passos do projeto, o que caberá a cada uma e como fazer. Ainda precisaremos de mais um encontro, pois trata-se de um projeto bastante complexo e em uma só oficina ficou impossível de planejá-lo totalmente. O nosso próximo encontro será no dia 22 de agosto, onde trabalharemos as unidades 17 e 18 do TP5.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Unidades 15 e 16 do TP4





No dia 08/08/09, reunimo-nos para mais um encontro do Gestar II, foi uma manhã de intensa chuva mas nada que nos impedisse de trocarmos valiosas ideias sobre o conteúdo presente no TP4. Infelizmente, a professora Luciana não pôde comparecer por motivos de saúde, portanto , somente a professora Juliana esteve presente. Comecei a oficina mostrando o vídeo "Educação e Vida" para refletirmos sobre educação, após a professora Juliana mostrou o que pretende fazer com seus alunos assim que voltarmos do recesso escolar. Aqui no RS, o recesso foi prolongado por mais 15 dias em razão da gripe A que vem assombrando nosso Estado. Em seguida, mostrei alguns slides com o resumo das unidades 15 e 16 para discutirmos e analisarmos. Após, a professora realizou a atividade proposta para essa oficina. Finalizamos com um vídeo sobre maus exemplos para crianças chamado "Depende de Nós". Nosso próximo encontro será no dia 13/08/09 onde faremos uma oficina aberta com o tema projeto.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Oficina sobre as unidades 13 e 14 do TP4


A oficina sobre letramento e leitura, realizada no dia 18 de julho, foi muito interessante, pena que somente uma cursista pode estar presente, por motivos de saúde a outra cursita não pôde comparecer. Mas isso não nos impediu de trocarmos muitas ideias sobre letramento e leitura. A nossa oficina começou com o vídeo muito bonito da poesia "O que é letramento?", após a profª Luciana mostrou os resultados das atividades que propôs aos seus alunos no Lição de Casa. Preparei alguns slides com o resumo das unidades para que pudéssemos discuti-la com mais precisão. Após a profª realizou a atividade proposta da oficina sobre a poesia "Cidadezinha Qualquer". Para finalizar assistimos ao vídeo "Ler devia ser proibido". Os vídeos que estou trabalhando estão todos no site www.youtube.com.br com os títulos que já postei.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Oficina 6 - unidades 11 e 12 do TP3

Mais um encontro do Gestar muito agradável, reunimo-nos no dia 04 de julho de 2009 pela manhã para essa construtiva troca de ideias. Infelizmente, perdemos uma de nossas cursistas pelo motivo de que ela não estará dando mais aulas de Língua Portuguesa e não terá onde praticar.
Nosso encontro começou com um vídeo de reflexão chamado "Momentos da Vida" de Clarice Lispector, após conversamos sobre as lições de casa realizadas pelas professoras, atividades que estão enriquecendo muito as suas aulas, em seguida passei alguns slides com os tipos textuais presentes no TP3 e um vídeo da UFRJ sobre tipos textuais para esclarecermos melhor nossas dúvidas, discutimos o conteúdo e as cursistas fizeram a atividade que está na oficina 6 do TP3, analisando o texto de Jô Soares. Encerramos com um questionamento: "Vivemos em um país letrado? O que é letramento? Questões que serão debatidas no nosso próximo encontro (18/07/09).